You are currently viewing O que é a Adolescência Normal?

O que é a Adolescência Normal?

Que a adolescência é uma fase de grandes transformações você já sabe. O que talvez você não saiba é que existem estudos sobre o que chamamos de Síndrome da Adolescência Normal. Já escutou falar? Apesar de ser chamado de síndrome e soar algo negativo, a Adolescência Normal ajuda a nós, hebiatras, a identificar quais características ou sintomas são de fato normais para o adolescente e quais são patológicas. 

Vamos entender melhor. 

Características da Adolescência Normal

A adolescência é uma fase da vida onde acontecem intensos crescimentos, desenvolvimentos e grandes transformações que se iniciam com a puberdade, nos 10 anos incompletos, e vai até os 20 anos incompletos (OMS).

Dentre as transformações corporais, destacamos o estirão de Crescimento e a Maturação sexual. O primeiro é o período em que o adolescente cresce muito rápido. Os meninos chegam a crescer 10,3 cm em um ano e as meninas 9 cm no ano. Já o que chamamos de Maturação sexual, trata-se do aparecimento dos caracteres sexuais, como aparecimento de pelos pubianos e axilares, aparecimento das mamas e aumento do tamanho do pênis e testículos.

Mas não é só o corpo que sofre alterações na adolescência. 

O cérebro do adolescente também passa por processo de transformação. Isso acontece de forma assincrônica, ou seja, a região do cérebro posterior (mais perto da nuca) se desenvolve primeiro que a região anterior (mais perto da testa). Essa região anterior que demora mais para “amadurecer” é responsável por funções como o planejamento, elaboração de estratégias e definições de metas, sendo, dessa forma, responsável pelo controle dos impulsos. Isso explica o motivo dos adolescentes, de uma maneira geral, serem um pouco mais impulsivos.

As perdas da adolescência normal

É importante entender que a adolescência é um período de transição da infância para a vida adulta. O adolescente precisa lidar com a perda do corpo infantil e aceitar o novo corpo. Esse crescimento também muda a forma como se relaciona com os pais e como os pais se relacionam com ele. 

Desejar o crescimento, mas ao mesmo tempo ter medo que ele ocorra é algo muito comum tanto para o adolescente quanto para os pais. Junto com tudo isso é preciso lidar com a perda da identidade e do papel infantil e descobrir qual será seu papel como adulto. Ou seja, o adolescente entende que não pode ser mais criança e vai tentar buscar qual o novo papel que ele vai assumir. 

Por isso é tão comum que tenham identidades transitórias e ocasionais.

Características psicológicas típicas

Todas essas mudanças, aprendizados e perdas faz com que o adolescente tenha características psicológicas típicas:

Busca da identidade: como já dito, é comum que eles assumam identidades transitórias, como se estivesse experimentando quem ele gostaria de ser quando adulto.

Andar sempre em grupo: é uma forma de dividir as dificuldades, fortalecer a auto-estima e diminuir a dependência dos pais.

Fantasiar: principalmente sobre o seu futuro – é muito comum.

Questionamentos: esses são frequentes e fazem parte da descoberta de quem querem ser. É frequente que questionem religiões ou questões sociais.

Deslocação temporal: é uma percepção do tempo de uma forma bem característica. “mãe preciso de comprar isso urgente para usar no mês que vem” ou “ah, tranquilo, estudo amanhã pra prova que vou fazer amanhã de tarde”…

Descoberta da sexualidade: começar a se conhecer e a conhecer outros pares. Namoros são típicos desse período.

Flutuação de humor: algo muito frequente e costuma ser uma queixa comum no consultório. É normal o adolescente variar o humor, às vezes no mesmo dia.

Outra característica são os comportamentos contraditórios. Essa é uma forma do adolescente experimentar e descobrir qual o melhor comportamento.

Autonomia

O grande e principal aprendizado da adolescência é a autonomia. Ou seja, é a capacidade de “se virar” sozinho e tornar-se independente. Assim é inevitável que ocorra um processo de separação dos pais. Entender que esses processos são naturais traz maior tranquilidade aos pais, ao médico e ao próprio adolescente. Assim, aprendemos também a valorizar esse período tão belo, garantindo que o adolescente viva de uma forma saudável, buscando sua autonomia da melhor forma possível.
Agende uma consulta

Entenda o que é normal e o que é patológico

O papel do(a) hebiatra é identificar o que de fato está sendo uma característica da Adolescência Normal e o que está sendo patológico no adolescente. Por isso, mantenha as consultas de rotina em dia. Meu consultório está de portas abertas para vocês, agendem uma consulta!

Deixe um comentário