You are currently viewing Saúde mental na adolescência: normalidade ou sinal de alerta?

Saúde mental na adolescência: normalidade ou sinal de alerta?

Já falamos por aqui sobre uma síndrome chamada Adolescência Normal e gostaria de falar mais sobre ela.

A Síndrome da Adolescência Normal nos apresenta características que em qualquer outra fase da vida poderiam ser sintomas patológicos (doenças), mas na adolescência são normais/comuns.

Porém, nem sempre os sintomas deveriam estar ali…às vezes, podem indicar, sim, uma patologia.

O papel da hebiatra é justamente identificar quando o sintoma faz parte da adolescência e quando ele extrapola essa linha do normal e torna-se patológico. E quando o assunto é saúde mental, existem muitos sintomas que podem fugir dessa regra.

Talvez você ainda não saiba, mas trabalhei por 8 anos em um serviço de Saúde Mental. Por isso, tenho prática clínica no acompanhamento pediátrico de crianças e adolescentes com autismo ou questões de saúde mental.

Nas consultas, eu utilizo alguns questionários validados (ou seja, muito estudados) que podem ser usados na adolescência para identificar sintomas que julgo importantes.

Esses questionários têm uma certa pontuação e pela pontuação consigo mensurar a gravidade do sintoma. É uma triagem, não um diagnóstico, mas me auxilia a separar o que é da Adolescência Normal, o que pode ser patológico e qual deve ser o próximo passo.

Além dos questionários validados, aprecio muito o diálogo com meu paciente. Pergunto sobre esporte, lazer, cultura, relações afetivas…tudo isso faz parte da avaliação e da promoção da saúde do adolescente, afinal, cuidar da saúde mental é também falar sobre a saúde integral.

É focar na promoção da saúde e não da doença.

Se você tem um(a) adolescente em casa, não se esqueça de agendar a consulta de rotina com o hebiatra. Garanto que ela é fundamental para a saúde atual e futura dele(a)!

Meu consultório está de portas abertas, ficarei feliz em receber vocês!

Deixe um comentário