You are currently viewing 5 ensinamentos da saga Harry Potter para adolescentes
Divulgação/Warner Bros

5 ensinamentos da saga Harry Potter para adolescentes

A história de Harry Potter é mais do que uma narrativa de um bruxinho que vive grandes aventuras com seus amigos em uma escola interna mágica e tem um grande vilão que precisa vencer. Ao ler os 7 livros ou assistir aos 8 filmes, acompanhamos o crescimento e as tantas mudanças do personagem desde seus 11 anos até a fase jovem. Assim também é conosco, com nossos filhos e netos. Por isso, hoje eu convido você a refletir comigo – uma grande fã da saga! – sobre 5 ensinamentos de HP para nós adultos, mas principalmente para adolescentes. 

1. Estar sozinho é uma fase

Reprodução | Warner Bros
Reprodução | Warner Bros

Apesar de morar com os tios e com o primo, Harry Potter estava sozinho, sem ninguém que o amava. Sentia-se deslocado e era maltratado pela própria família. Mas quando recebeu a carta de Hogwarts e conheceu o mundo bruxo, percebeu que apenas estava no lugar errado e com as pessoas erradas. Ele fez amizades que levou para sempre, assim como foi amado e ajudado por tantas pessoas que queriam o seu bem.

2. O novo pode ser empolgante

Reprodução | Warner Bros

Descobrir um mundo novo onde sua vida era conhecida por todos, exceto por si mesmo, trouxe medo para Harry. Por outro lado, cada nova pessoa que passava por ele apresentava algo extraordinário deste universo mágico, onde uma simples viagem ou uma ida ao centro da cidade fazia seus olhos brilharem. Assim, ele nos ensinava que o novo dá medo, mas pode ser empolgante! 

3. Precisamos falar sobre o que nos dá medo

Reprodução | Warner Bros
Reprodução | Warner Bros

Li sobre essa perspectiva do Voldemort certa vez e gostaria de trazer para vocês: o medo era tão grande que a maioria dos bruxos e seres mágicos chamavam o Lorde das Trevas de “aquele que não deve ser nomeado”, uma metáfora sobre os assuntos que temos medo de falar. E não se engane achando que apenas na juventude temos esse medo, pois ele pode acontecer em todas as fases da vida. 

Porém, como a sábia Hermione Granger nos diz em Harry Potter e a Câmara Secreta: “O medo de um nome só faz aumentar o medo da própria coisa”. Falar sobre o que nos amedronta pode ser o primeiro passo para uma transformação. 

4. O medo é intrínseco à vida

Reprodução | Warner Bros
Reprodução | Warner Bros

Sim, falaremos sobre medo de novo. Quando Lílian e Tiago Potter, os pais de Harry, foram assassinados por Voldemort, Harry chorou de medo, com apenas 1 ano. Mais pra frente, quando um dementador o encontrou no trem para Hogwarts e o fez lembrar de sua mãe, ele temeu. Já no final da adolescência, na batalha contra o Lorde das Trevas, viu amigos lutando até a morte…e sentiu medo. 

Mas apesar de todos os medos, Harry Potter jamais parou; ele tomou as rédeas de sua vida e seguiu com confiança. O medo é intrínseco à vida e cabe a nós procurar as ferramentas que nos ajudem a seguir a vida mesmo assim.

5. É preciso acreditar em si e nos seus

Reprodução | Warner Bros
Reprodução | Warner Bros

Acreditando em si, Harry foi capaz de crescer, aprender e vencer a batalha contra o Lorde das Trevas. Existe uma cena do Rony, seu melhor amigo, que ele acredita ter tomado uma poção da sorte para conseguir vencer uma partida de Quadribol. Porém, mesmo sem ter tomado, apenas com autoconfiança, ele foi capaz de vencer. Esses dois exemplos nos mostram que confiar em si é o primeiro passo para evoluir, mas não podemos deixar de lado o impacto que boas companhias nos trazem. Estar ao lado de pessoas que acreditam em nós pode ser a poção da sorte que tanto buscamos. 

Bom, eu espero que você tenha gostado do conteúdo e que ele tenha feito sentido para você.

Fica a minha indicação para presentear seu adolescente com livros da saga Harry Potter – também vale presentear nossa criança/adolescente interior com uma leitura gostosa, didática e mágica!

E se você tiver um adolescente em casa passando por muitas mudanças físicas e mentais, não se esqueça de que ele ou ela precisa de um suporte especializado para passar bem por essa fase. A adolescência precisa ser respeitada e tratada com zelo. Por isso, sou médica especializada em Hebiatria: o cuidado com o adolescente. Fica o convite para agendar uma consulta e ajudar seu Harry, Rony ou Hermione a viver com saúde integral. 

Deixe um comentário