Você sabia que no mês de maio temos duas datas importantes no nosso calendário? São elas o Dia Mundial de Combate à Asma (06) e o Dia Nacional de Prevenção da Alergia (07). Se você é alérgico ou tem uma criança ou adolescente em casa que seja, já constatou que muitas vezes esses dois assuntos andam juntos. Enquanto pediatra e hebiatra, venho aqui apresentar para você 5 informações de suma importância que você precisa saber sobre esses dois assuntos e conseguir realizar um tratamento mais eficiente.
O que é uma alergia?

A alergia acontece por uma manifestação exagerada do sistema imunológico que desencadeiam reações imediatas ou a longo prazo. O sistema imunológico é responsável por reconhecer um antígeno, ou seja, um corpo estranho. Quando detectado, o corpo recruta células de defesa para eliminá-lo, em uma situação fisiologicamente denominada de inflamação.
O que acontece para desencadear uma crise alérgica? O sistema imunológico desencadeia uma reação de defesa exagerada, que promove a produção de uma grande quantidade de substâncias como citocinas, histaminas, entre outras, resultando em vermelhidão na pele e coceiras ao longo do corpo.
O que é a asma?

Já a asma é uma doença provocada pela inflamação crônica das vias aéreas inferiores – os brônquios e bronquíolos -, ocasionada por fatores alérgicos, emocionais e/ou ocupacionais, que geram as conhecidas crises asmáticas. Durante as crises, acontece a obstrução da musculatura lisa das vias aéreas, dificultando a circulação de ar pelo sistema respiratório e gerando sintomas como falta de ar, tosse e dor no peito.
A asma e as alergias devem ser levadas a sério! Por isso, você confere 5 fatos importantes sobre as doenças para não cair em fake news e preservar sua qualidade de vida.
1. Asma é uma doença crônica
A asma é uma doença crônica, portanto não tem cura. Isso significa que se você for um adulto que teve asma na infância e deixou de manifestar sintomas ao longo do tempo saiba que você não está livre dos sintomas voltarem a aparecer! Por isso, o tratamento e acompanhamento da asma são contínuos para que esses sintomas permaneçam controlados e você possa conviver com qualidade de vida.
2. Bombinha para asma não vicia
Ao contrário do que espalham pelas fake news, a famosa bombinha para asma não é capaz de causar dependência. Pode acontecer do paciente sentir a diminuição do efeito da bombinha, consequência do uso da bombinha apenas em momentos de crise e da falta do tratamento de manutenção da doença.
3. Existem “gatilhos” para a asma
Chamamos de “gatilhos” os motivos pelos quais as crises podem ser desencadeadas. Com certeza você já viu alguma cena em filme ou série da criança ou do adulto tendo crise de asma porque correu demais. Mas os motivos podem ser muito diversos, desde contatos com produtos de limpeza fortes, como água sanitária, até perfumes, fumaça de cigarro, bichos de pelúcia ou exposição ao frio. Além disso, fatores emocionais, como estresse e ansiedade, podem ser gatilhos.
4. Alergias podem aparecer ao longo da vida
Pouca gente sabe, mas é possível descobrir alergias enquanto adulto. E, resumidamente, isso acontece porque o nosso corpo permanece em constante mudança. As alergias passam por constantes mudanças provocadas por diferentes fatores internos e externos.
Isso significa que não vale a pena saber do que sou alérgico, já que posso não ser mais alérgico amanhã? Não, este é um erro muito grave!
Alergias podem provocar sintomas, crises ou até mesmo levar o paciente a óbito. Se notar algum sintoma atípico como manchas na pele, irritações ou crises de espirros procure um clínico geral ou um alergologista para fazer testes e entender se alguma alergia está te afetando.
5. Alergias podem desencadear outras
Sim, alergias novas podem ser desencadeadas por alergias que você já conhece ou podem se cruzar. Ou seja, se você tiver sensibilidade às oleaginosas (nozes e castanhas) seu corpo pode manifestar sintomas quando se alimentam de soja, por exemplo. Por este motivo é muito importante que pessoas já diagnosticadas com alergias, especialmente alimentares, consultem uma nutricionista para entender o que deve evitar e como suprir os nutrientes para manter o corpo forte e saudável.
Com informações complementares da abraf e Albert Einstein.