You are currently viewing Meu adolescente não dorme bem, como posso ajudar?

Meu adolescente não dorme bem, como posso ajudar?

Confira 5 dicas para ajudar seu adolescente a ter uma boa noite de sono.

O sono na adolescência é uma pauta recorrente no consultório. Já escutei muitas histórias de responsáveis que queixam que o adolescente dorme demais, deita na cama em horários errados e dorme jogado no sofá de casa. Por outro lado, há quem reclame que o adolescente não dorme ou que vive cansado e não entende o motivo. 

A adolescência e seu processo de desenvolvimento cerebral, psíquico e corporal tem alguns pontos bem característicos que entendê-los nos ajudam a cuidar melhor do sono.

Um comportamento mais impulsivo, a percepção de tempo ainda imatura podem fazer com que o adolescente crie o hábito de dormir cada vez mais tarde.

Além disso, sua necessidade de estar em grupo ou de se relacionar com pares o coloca a ir em festas ou ficar cada vez mais nas redes sociais depois de um certo horário.

Apesar de anoitecer, se o cérebro estiver muito estimulado pelas telas ou outros estímulos, o adolescente não sentirá a necessidade de dormir no horário convencionado.

E o crescimento e o desenvolvimento sofrem impactos direto da qualidade, quantidade e horário do sono!!!

Apesar desses episódios acontecerem com frequência, é importante para nós enquanto responsáveis e cuidadores ensiná-los sobre a importância do sono e fornecer dicas de como manter uma rotina de sono saudável. 

Importância do sono

O sono é fundamental para o crescimento e alívio da sobrecarga mental do adolescentede. Sobrecarga mental? Sim! A adolescência é um período de constante desenvolvimento e mudanças físicas e psicológicas que geram uma sobrecarga ao corpo. 

 

É o sono também o responsável parcial pelo desempenho na escola e nas atividades físicas, porque ajuda a restabelecer as energias e liberar hormônios que possibilitam o desenvolvimento físico e cognitivo, isto é, o aperfeiçoamento das capacidades mentais como regulação de emoção, atenção e concentração. 

 

Além disso, uma boa rotina de sono impacta diretamente no sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e doenças crônicas. 

 

Observação: Estamos aqui falando sobre a importância do sono na adolescência, mas os ensinamentos, as orientações e as dicas também servem para nós adultos, combinado? 

5 dicas para uma boa noite de sono

É importante ter em mente que nem todas as dicas serão eficientes para todos os adolescentes, afinal, cada corpo é único (não esqueça disso!). Dito isso, vamos conferir algumas dicas que podem ajudar o seu adolescente (e você também!).

1. Crie uma rotina

Tente dormir sempre no mesmo horário. Use lembretes no celular para começar a se preparar para a noite: jantar, tomar um chá ou água, escovar os dentes, vestir o pijama e preparar a cama, por exemplo.

2. Inicie o dia tomando sol

Não significa que você precise tomar café da manhã ao ar livre, mas procure ficar próximo a uma janela com luz natural ou em um ambiente bem iluminado. Isso ajuda a iniciar o dia com mais disposição.

3. Organize suas tarefas

Estruture sua rotina de modo que as atividades mais intensas ou que geram ansiedade, como exercícios físicos e tarefas de casa, fiquem longe do horário de dormir.

4. Deixe o celular de lado…

Evite o uso de dispositivos eletrônicos e leitura de telas imediatamente antes de dormir, especialmente ao já estar deitado. Isso ajuda seu corpo a entender que a hora de se deitar é o momento de descanso.

5. Cuide da alimentação

Evite ir para a cama com fome ou sede, e evite ingerir alimentos e bebidas com cafeína, como café, refrigerantes, chimarrão ou certos chás antes de deitar. Sugiro interromper o consumo de cafeína pelo menos seis horas antes de dormir.

Extra

O bom e velho diálogo pode ser uma ferramenta poderosa com seu adolescente. Se você estiver incomodado com as atitudes dele, chame para conversar e pergunte se ele está tendo dificuldades para dormir. Lembre-se de que você nem sempre terá a solução para o problema dele e esta também não é mais sua função. Às vezes, apenas escutá-lo pode ser um verdadeiro guia para você entender como ajudá-lo e estreitar os laços dessa relação. 

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de uma ajuda? Meu consultório está de portas abertas para você.

Deixe um comentário